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dc.contributor.authorCarvalho, Maria Verônica dos Santos-
dc.date.accessioned2016-08-08T20:35:09Z-
dc.date.available2016-08-08T20:35:09Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherCDD 371.92-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11073-
dc.descriptionCARVALHO, M. V. dos S. As salas de recursos multifuncionais e a perspectiva da inclusão escolar em Guarabira- PB. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa a compreender como se constitui o programa de Educação Especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino comum, na medida em que essas Salas têm como principal objetivo oferecer AEE - Atendimento Educacional Especializado - de forma a contribuir para com a apropriação do conhecimento desses alunos e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Inicialmente, o trabalho traça um breve histórico da educação inclusiva; a seguir, explicita sobre o programa denominado Sala de Recursos, contextualizando-o tanto em nível municipal onde há características construídas historicamente – como em nível federal com as chamadas Salas de Recursos Multifuncionais como grandes promoções de sua política de uma Educação Especial que se efetiva na perspectiva da educação inclusiva. O estudo apresenta a análise dos dados de pesquisa de campo realizada com professores e especialistas concursados na área de educação incisiva, que atuam em Salas de Recursos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. A pesquisa, de cunho qualitativo, mostra que são muitos os profissionais envolvidos no desenvolvimento das atividades nessas salas, desde os professores e equipe pedagógica da escola Secretaria de Educação Municipal. Esse trabalho conclui que ser professor de A.E.E., é promover nas escolas uma verdadeira educação inclusiva, proporcionando uma escola que aceita e entende estes estudantes dentro das suas dificuldades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Otávio da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRecursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleAs salas de recursos multifuncionais e a perspectiva da inclusão escolar em Guarabira- PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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