Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11076
Título: Gestão da saúde nas microrregiões da Paraíba: uma análise a luz da administração política
Autor(es): Alves, Renato Augusto da Silva
Palavras-chave: Administração política
Gestão da saúde
Políticas públicas
Data do documento: 25-Jun-2014
Resumo: Este artigo se propõe a analisar de forma comparativa alguns indicadores de gestão da saúde nos municípios sedes das macrorregiões de saúde da Paraíba (Campina Grande João Pessoa, Patos e Sousa) a partir de dados divulgados pelo SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde) à luz de uma análise crítica. Foram escolhidos sete indicadores de gestão, trabalhados pelo SIOPS, como forma de se fazer essa discussão, relacionando-os com as preocupações expressas pelo Prof. Reginaldo Souza Santos e pelo escritor João Ubaldo Ribeiro no desenvolvimento do campo da Administração Política. Dessa forma, do ponto de vista de seus objetivos, o presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, visto que, visa investigar a relação entre os indicadores da gestão da saúde dos municípios sedes. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos é considerada pesquisa bibliográfica e documental. O que se observa ao longo dos anos em análise é que houve uma tímida expansão dos indicadores embora ainda não tenha significado uma melhoria ideal. A falta de continuidade das políticas públicas de saúde corrobora a ausência de uma Administração Política eficaz para a saúde.
Descrição: ALVES, R. A. da S. Gestão da saúde nas microrregiões da Paraíba: uma análise a luz da administração política. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11076
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Augusto da Silva Alves.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.