Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11093
Título: Avaliação in vitro dos efeitos do clareamento dental em restaurações de resina composta
Autor(es): Alencar, Moângela Alves de Sousa
Palavras-chave: Resinas compostas
Clareamento dental
Peróxido de hidrogênio
Materiais dentários
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do clareamento dental em restaurações de resina composta, quanto às alterações de rugosidade e microdureza superficial. Foram confeccionados 56 corpos-de-prova com dimensões padronizadas (6x3mm) com as resinas nanoparticuladas Filtek Z350 (3M-ESPE), LLIS (FGM) e as resinas microhíbridas Máster fill (BIODINÂMICA), TPH Spectrum (DENTSPLY). Os corpos de prova foram divididos em 4 grupos: G1, G2, G3, G4; com 14 amostras em cada grupo, onde 7 amostras foram submetidas ao tratamento clareador e 7 ficaram sem clareamento (grupo controle). Foram realizadas três sessões de clareamento com Peróxido de hidrogênio a 35%, com intervalo de sete dias entre as sessões. Em cada sessão foram feitas três aplicações de 15min. do gel clareador nas amostras. Após o tratamento clareador as amostras foram armazenadas em água destilada e em seguida foram realizadas as análises de microdureza utilizando-se uma carga de 25g durante 15 segundos para as indentações. A análise da rugosidade foi realizada por meio do rugosímetro; os dados da microdureza e rugosidade obtidos antes e após o clareamento foram registrados e estatisticamente analisadas (ANOVA e TUKER). Os resultados obtidos através do teste de microdureza vickers demostraram redução de valores após o tratamento clareador, principalmente nas resinas microhíbridas. Houve também alteração dos valores médios da rugosidade após o clareamento, revelando aumento principalmente nas resinas microhíbridas, sendo estas as que mais sofreram alterações em ambas as análises. Com isso conclui-se que o clareamento dental pode induzir ou provocar alterações na microdureza e na rugosidade superficial nas restaurações de resina composta, deixando claro, a possibilidade de substituição dessas restaurações em casos de prejuízos estéticos.
Descrição: ALENCAR, M. A. de S. Avaliação in vitro dos efeitos do clareamento dental em restaurações de resina composta. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11093
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moângela Alves de Sousa Alencar.pdfPDF - Moângela Alves de Sousa Alencar803.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.