Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11104
Título: Transformações no plano: do cotidiano à sala de aula
Autor(es): José Luiz Cavalcante
Meira, Gilmara Gomes
Palavras-chave: Ensino de geometria
Matemática e Arquitetura
Modelo Van Hiele
Simetrias
Isometria
Data do documento: 20-Dez-2011
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os limites e as possibilidades de atividades que levam em consideração as fases sequenciais do modelo Van Hiele, a partir de modelos arquitetônicos, na apreensão do conceito de Simetrias e Isometria com alunos do Ensino Médio. Na experiência exploramos os conceitos de transformação no plano, trabalhados a partir de modelos da arquitetura histórica local presentes nas fachadas das casas tombadas pelo patrimônio histórico do Município de Monteiro - PB, que se destaca por sua estética predominantemente geométrica. Os resultados que apresentamos são frutos de um trabalho desenvolvido com um grupo de alunos voluntários do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município. Utilizamos como principais fundamentos teóricos os trabalhos de Rêgo et al (2006) que trata do conceito de simetria, artigo de Crowley (1994) sobre o modelo Van Hiele. Além disto, utilizamos como material de apoio para a construção dos conceitos, atividades propostas pelo Projeto Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presentes na publicação de Nasser e Sant´Anna (2010), que utiliza também como estratégia o modelo Van Hiele. Baseamo-nos, sobretudo, nas fases sequenciais apontadas também pelo modelo Van Hiele, que leva em consideração o progresso espontâneo dos estudantes. A pesquisa mostrou dentre outros aspectos que as atividades mediadas por modelos reais contribuem para aprendizagem dos conceitos geométricos e implicam em mudança no nível de abstração. Apontamos como estudos futuros investigações acerca do papel das fases sequenciais do modelo Van Hiele nas interações de sala de aula, além de um aprofundamento teórico sobre apreensão dos conceitos estudados.
Descrição: MEIRA, G. G. Transformações no plano: do cotidiano à sala de aula. 2011. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11104
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmara Gomes Meira.pdfPDF - Gilmara Gomes Meira176.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.