Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11161
Título: A contabilidade na esfera ambiental
Autor(es): Ferreira, Klewer Dannyellson de Souza
Palavras-chave: ICMS
Contabilidade ambiental
Reserva ecológica
Incentivo fiscal
Florestas nacionais
Data do documento: 2015
Resumo: Esse trabalho cientifico, tem o objetivo de explorar a legislação sobre o ICMS Ecológico no qual apesar de já ter sido implantado no estado do Paraná desde de 1991 ainda pouco se tem o entendimento de que os serviços ambientais prestados pela natureza devem ser remunerados. Esse entendimento se baseia na lógica de que a “floresta em pé” vale mais do que a “floresta derrubada”, pois, silenciosamente, ela presta serviços à coletividade, tais como produção de oxigênio e purificação do ar pelas plantas; produção e proteção de recursos hídricos; manutenção de biodiversidade; controle do clima; reserva de produtos medicinais para a cura das enfermidades humanas; entre outros, e que só através de projetos e estudos específicos é que os municípios poderão se adequar as exigências legislativas. O método utilizado foi da pesquisa através de livros bibliográficos, sites, publicações da internet, e páginas institucionais. Os resultados foram diversos, pois todos se mostraram preocupados com os impactos ambientais e atraídos pelos incentivos fiscais, porém o que se constatou e que muito pouco é feito é que os municípios ainda perdem os incentivos por não estarem dispostos a mudarem de mentalidades e atitudes.
Descrição: FERREIRA, K. D. de S. A contabilidade na esfera ambiental. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11161
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Klewer Dannyelson de Souza Ferreira.pdf565.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.