Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11170
Título: Programa de saúde escolar - PSE: entraves e perspectivas
Autor(es): Silva, Jaynara Talita Barbosa
Palavras-chave: Políticas sociais
Programa de saúde na escola
Educação
Assistente social
Data do documento: 25-Mai-2015
Resumo: O presente artigo aborda o Programa de Saúde na Escola - PSE como uma temática fundamental para discutir as políticas intersetoriais no contexto brasileiro, trazendo o enfoque da Escola como umambiente favorável à se tratar de saúde, já que atualmente a intersetorialidade tem grande destaque nas políticas de Saúde e de Assistência Social. O interesse de abordar esta temática se deu durante a experiência no Estágio Supervisionadodo curso de Bacharelado em Serviço Social no campo de educação, onde se observou a problemática burocrática em implementar ações do Programa de Saúde na Escola na instituição do estágio , e a falta de conhecimento da população e gestão escolar que deveria ser beneficiada com ações deste programa. Por se tratar de uma política recente, não há muitas literaturas que retratem entraves e perspectivas diretos ao PSE, desta forma as fundamentações serão abordadas a luz de autores como Magalhães e Bodstein, 2009; Martins, 2011, Figueiredo, Monerat e Souza, 2011 que tratam da evolução das políticas públicas assim como dos desafios e aprendizados, e também com base nos estudos de Machado, Abreu, 2010 e Ferreira 2012, que trazem um levantamento da saúde na escola no Brasil e no mundo e uma análise do PSE desde sua origem até as normas de operacionalização. Assim o objetivo, deste artigo é apresentar a partir do ponto de vista bibliográficoo processode fragilidade e descontinuidade e as perspectivas do PSE.
Descrição: SILVA, J. T. B. Programa de saúde escolar - PSE: entraves e perspectivas. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11170
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaynara Talita Barbosa Silva.pdf365.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.