Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11208
Título: Acervo didático zoológico da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I
Autor(es): Leal, Denise Oliveira
Palavras-chave: Acervo zoológico
Coleções biológicas
Zoologia
Recurso didática
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: As Coleções Zoológicas são um importante acervo para o registro e estudo da biodiversidade do planeta, podendo ser Científicas e Didáticas. Coleções Didáticas de Zoologia atuam como recurso didático eficiente no processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia. O presente trabalho propôs catalogar os exemplares do Laboratório Didático de Zoologia da Universidade Estadual da Paraíba, quantificando todas as amostras e separando por Filo, Classe e Ordem, como também inserir novos exemplares ao acervo didático. O levantamento dos dados ocorreu entre abril de 2015 e Janeiro de 2016 por tabulação de dados contendo informações como nome do exemplar, coletor, local e data da coleta, tipo de conservação e quantidade de exemplares, servindo como registro de todo material do laboratório. Foi verificado que o laboratório possui 4805 exemplares, sendo 2973 invertebrados, 1111 cordados e 721 amostras da categoria conhecida como Miscelânea que inclui peças ósseas, penas, lâminas, ovos, peles, tecidos, vísceras e conchas. A conservação dos exemplares é mantida por via úmida e seca, sendo que 3797 exemplares estão conservados por via úmida a álcool 70% e 1008, conservados em via seca. Por fim, foram acrescentados ao acervo 104 exemplares divididos entre os filos Arthropoda, Mollusca e Chordata, os exemplares do filo Mollusca foram enquadrados na categoria Miscelânea por se tratar apenas de conchas. Com isso, se espera que as aulas práticas utilizando a Coleção Didática do Laboratório de Zoologia contribuam na transmissão de conhecimentos, atuando como uma ferramenta didática indispensável ao processo de ensino – aprendizagem no curso de Ciências Biológicas.
Descrição: LEAL, D. O. Acervo didático zoológico da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11208
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denise Oliveira Leal.pdfPDF - Denise Oliveira Leal1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.