Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11209
Título: Percepção popular sobre os pombos (Columba livia) como animais sinantrópicos no agreste paraibano, Nordeste do Brasil
Autor(es): Farias, Jéssica Natyelle Barros
Palavras-chave: Columba livia
Sinantropia
Pragas urbanas
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: As aves do gênero Columba, mais comumente o pombo doméstico Columba livia, são consideradas as principais aves sinantrópicas nas grandes áreas urbanas no Brasil. O presente estudo teve como objetivo descrever e comparar o conhecimento popular a respeito dos pombos urbanos por moradores de Campina Grande que transitam em duas localidades com alto nível populacional de Columba livia. A pesquisa ocorreu nos meses de fevereiro e março, na cidade de Campina Grande – PB, em específico na Praça da Bandeira e no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). Foram entrevistados 160 transeuntes acima de 18 anos de idade, 80 em cada local de estudo, onde foi aplicado um questionário contendo 10 questões, sendo sete abertas e três objetivas, com o intuito de explorar o conhecimento geral sobre a visão que os mesmos têm acerca da espécie Columba livia. A categoria Emocional foi mais evidenciada na Praça da Bandeira enquanto que, na maternidade, a categoria Racional foi mais observada. Foi constatado que a maioria da população entrevistada não costuma alimentar os pombos. Como medida de controle da população de pombos em ambos os locais estudados, a mais citada foi levá-los para mata ou para fora da cidade. Concluiu-se que há influência do ambiente na opinião dos entrevistados, além disso, os mesmos estão cientes que o contato direto ou indireto com os pombos pode ser um fator para desenvolvimento de doenças. Contudo, o que se torna mais difícil é controlar o comportamento humano que, muitas vezes, se torna estreitamente emocional.
Descrição: FARIAS, J. N. B. Percepção popular sobre os pombos (Columba livia) como animais sinantrópicos no agreste paraibano, Nordeste do Brasil. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11209
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Natyelle Barros Farias.pdfPDF - Jéssica Natyelle Barros Farias596.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.