Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11220
Título: Bullying, suas razões e efeitos: uma proposta de tolerância
Autor(es): Oliveira, Ivanilsa Ferreira de
Palavras-chave: Bullying
Tolerância na escola
Criança
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de Bullying, segundo os teóricos mais recentes, bem como debater quais são as causas e os efeitos mais comuns para o fenômeno do Bullying. Os personagens desse embate são múltiplos. Existem os agressores, que são aqueles que praticam efetivamente os atos violentos, existem as vítimas, e existem os expectadores. Contudo, a caracterização do problema não é tão simples e maniqueísta. Os envolvidos nos atos de Bullying comumente passam de vítima à agressor, ou de expetadores à vítima ou agressor. As relações de poder em jogo, bem como o histórico pessoal, podem variar muito de caso a caso, deixando assim, uma situação complexa de diagnóstico. Entretanto, precisamos lembrar que o Bullying é diferente de outras formas de violência escolar, e como tal, pode-se estabelecer algumas características essenciais para seu diagnóstico. Repetição dos ataques sempre sob os mesmos alvos; reprodução da violência observada em casa, ou sofrida, para com os mais fracos, numa cadeia interminável de violência; comportamento auto depreciativo e autodestrutivo por parte das vítimas etc. Contudo, existem alternativas para o combate ao Bullying. É justamente pela falta de diálogo entre as partes que se permite a continuidade desse problema. Deste modo, as partes finais desse trabalho, se detém a apontar eventuais medidas de prevenção e combate ao Bullying escolar.Com base nos teóricos de renome na pesquisa sobre o Bullying, aliado a nossa experiência de Estágio, podemos traçar algumas medidas que busquem assegurar a integridade e o respeito dos alunos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê, principalmente por causa do entendimento de quão grave é o problema do Bullying para a formação e desenvolvimento desses futuros seres humanos.
Descrição: OLIVEIRA, I. F. Bullying, suas razões e efeitos: uma proposta de tolerância. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11220
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanilsa Ferreira de Oliveira.pdfPDF - Ivanilsa Ferreira de Oliveira60.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.