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dc.contributor.authorRemígio, Eurivânia Maria de Sousa-
dc.date.accessioned2016-08-25T16:53:40Z-
dc.date.available2016-08-25T16:53:40Z-
dc.date.issued2014-09-27-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11222-
dc.descriptionREMÍGIO, E. M. S. O jogo e o brincar como instrumento de meditação para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da ludicidade na Educação Infantil apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar e discutir sobre a importância do jogo e do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos, na tentativa de clarificar informações pertinentes a esta temática, que apresenta no seu contexto de significações interpretações ambíguas. Analisando o jogo e o brincar como um instrumento de mediação e possibilitador da aprendizagem, pôdese perceber que o mesmo além de inovar as práticas pedagógicas,propicia o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social, moral, da linguagem e físico-motor da criança, com vistas na sua formação integral, devendo, portanto, ser inserido no contexto educacional, a fim de propiciar uma aprendizagem prazerosa, instigadora do interesse, da motivação, da cooperação, da socialização e do respeito mútuo. São apresentados alguns jogos na prescrição deste trabalho, elencando os mais utilizados na Educação Infantil: jogos tradicionais, de construção, de faz-de-conta e de regras. Esses são fundamentais para o desenvolvimento da criança, uma vez que, possibilita à aprendizagem de forma ativa, efetiva e significativa à vida futura. No entanto, ressalta-se que é preciso entendimento sobre o direcionamento de tais atividades. É o professor quem deve conduzir o aluno e as atividades a serem realizadas. O lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores como: capacitação dos profissionais envolvidos, infra-estrutura, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança, pois as atividades lúdicas não são somatórias, mas sim fazem parte do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipAngela Patricia Felipe Gamapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO jogo e o brincar como instrumento de meditação para o desenvolvimento da criança na Educação Infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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