Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11256
Título: O uso das novas tecnologias como alternativas no ensino de Geografia: Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Emiliano de Cristo (Proemi – GB1)
Autor(es): Silva, Wellington do Nascimento
Palavras-chave: Novas tecnologias
Ensino de Geografia
Ensino aprendizagem
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho trata do uso das novas tecnologias nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. O tema leva a perceber a importância da educação no nosso cotidiano, no entanto, a educação nos dias atuais vem passando por várias mudanças. O trabalho tem por objetivos a compreensão das práticas de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia. Discutir a introdução das novas tecnologias como elemento transformador no processo ensino aprendizagem. Analisar também a importância da formação continuada dos professores. Assim buscar uma interação entre o uso das novas tecnologias e a prática do ensino de Geografia, associando quais estímulos são proporcionados aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. A presente pesquisa está pautada em levantamentos bibliográficos, onde foram pesquisadas informações de autores que desenvolvem estudos relacionados a essa temática a exemplo de AOKI, (2004), DELORS, (2001), MORAES, (2007), BERNARDINO, (2008), entre outros que fornecem dados sobre a prática docente e as metodologias utilizadas pelos professores atualmente. A metodologia se pautou na observações e entrevistas junto ao corpo docente e Coordenação Pedagógica, aplicação de questionários junto aos discentes da instituição de ensino na qual foi desenvolvida a presente pesquisa. Vale lembrar que só as tecnologias não bastam se o professor não tem um entendimento sobre elas, o que aflora a necessidade de aprimoramentos para que esses professores possam saber como lhe dá com essas tecnologias promovendo assim aulas mais dinâmicas e participativas. Na concepção do corpo discente, o uso dos recursos acima citado, contribuem para uma melhor compreensão dos assuntos abordados nas aulas de geografia, não apenas para a realização de trabalhos, como requisitos de notas, mas para melhor entender como a geografia se articula em suas diversas vertentes de estudos, bem como a globalização que acaba por influenciar no processo de ensino-aprendizagem, onde cada vez mais professores e alunos devem se atualizar em meio à era digital. Desta maneira, a presente pesquisa serve para uma maior compreensão sobre a prática do ensino de Geografia, bem como discutir o uso das novas tecnologias associados aos conteúdos aplicados pelos professores, fazendo uma reflexão e permitindo assim um melhor entendimento do sobre a temática abordada na pesquisa.
Descrição: SILVA, W. do N. O uso das novas tecnologias como alternativas no ensino de Geografia: Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Emiliano de Cristo (Proemi – GB1). 2015. 41f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11256
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias
I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington do Nascimento Silva.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.