Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cândido, Luara Raquel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T11:58:12Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T11:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11259 | - |
dc.description | CÂNDIDO, L. R da S. O ensino de Geografia em tempos de globalização: a edificação do saber geográfico na E. E. E. F. M. Dom Luiz Gonzaga Fernandes Campina Grande - PB. 2016. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de refletir o ensino de Geografia em tempos de globalização na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga Fernandes, na cidade de Campina Grande – PB, buscando-se discutir a complexa abordagem sobre práticas pedagógicas de ensino, bem como, os principais desafios e possibilidades vivenciadas por professores e alunos frente à era informacional. Metodologicamente a referida pesquisa desenvolve-se com a elaboração e aplicação de questionários aos professores e alunos do segundo ano do ensino médio da referida escola. Detectou-se a predominância do ensino de Geografia tradicional, tendo enquanto efeitos negativos diretos, o desinteresse e o cansaço dos educandos. Desta forma, torna-se essencial o (re) pensar das práticas de ensino tanto pelo o educador, quanto para os órgãos de fomento, tornando essencial o desenvolvimento de ações de capacitação e formação continuada, com fins de otimização das práticas e do ensino de Geografia. Um dos desafios enfatizados, constitui-se a implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s), caracterizando-se enquanto recurso didático modificador da dinâmica das aulas, possibilitando maior aproximação e compreensão das temáticas abordadas. Assim sendo, a utilização das novas tecnologias possibilita melhores resultados nos processos ensino-aprendizagem, favorecendo maior contextualização e expandindo a qualidade do ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Hélio de Oliveira Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.title | O ensino de Geografia em tempos de globalização: a edificação do saber geográfico na E. E. E. F. M. Dom Luiz Gonzaga Fernandes Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - LUARA RAQUEL DA SILVA CÂNDIDO.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.