Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11270
Título: Tecnologia na escola: aprendizagem, valorização cultural e identitária
Autor(es): Oliveira, Samuel Francisco Pereira de
Palavras-chave: Escola
Cultura
Tecnologia
Aprendizagem
Produção de conhecimento
Práticas pedagógicas
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: A escola é uma instituição social que dissemina conhecimentos produzidos ao longo da história da humanidade, assim, os sujeitos que fazem uso dessa unidade de construção e promoção de saberes precisam encontrar um ambiente que estimule a prática dos estudos e a produção de conhecimentos. O tratamento da cultura de cada indivíduo pela escola pode fortalecer vínculos e aproximar os sujeitos para o universo da aprendizagem, algo que enriquece as práticas pedagógicas e valoriza a pluralidade identitária. As tecnologias presentes na sociedade contemporânea são ferramentas que transitam nos mais variados espaços sociais, inclusive na escola, fator este que precisa ser identificado e trabalhado nas metodologias de ensino, pois as mídias digitais são mecanismos de interatividade, informação e auxílio para construção de caminhos inovadores de aprendizagem. Este trabalho visa evidenciar os fatores cultura e tecnologia na perspectiva interativa e auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos discentes digitais. A metodologia utilizada para tais discussões repousa na pesquisa bibliográfica, sobretudo nas reflexões de autores como Vasconcellos (2008), Lévy (1999), Hall (1999), entre outros que serviram de base para a fundamentação teórica.
Descrição: OLIVEIRA, Samuel Francisco Pereira de. Tecnologia na escola: aprendizagem, valorização cultural e identitária. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11270
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SAMUEL FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf558.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.