Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11331
Título: Utilidade da informação contábil: um estudo sobre os principais serviços prestados às micro e pequenas empresas da cidade de Monteiro - PB
Autor(es): Souza, Helvio Felix de
Palavras-chave: Serviços contábeis
Micro e Pequenas empresas
Informações contábeis
Contabilidade no processo decisório
Data do documento: 12-Set-2013
Resumo: No Brasil, as Micros e Pequenas Empresas (MPE’s) têm participado de forma efetiva para o fortalecimento da economia, como também, para o crescimento e o desenvolvimento de várias regiões, desde geração de empregos e renda, como também a movimentação econômica e o aumento do poder de compra. Assim, este trabalho tem como objetivo principal apresentar os principais serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade às MPE’s da cidade de Monteiro – PB e o grau de satisfação perante os gestores dessas instituições. A metodologia utilizada quanto aos meios para se alcançar os objetivos propostos, a pesquisa se desenvolveu através de dois tipos de levantamento: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva e como método de abordagem do problema foi o qualitativo e quantitativo. Já o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi o questionário. Com relação aos resultados, os dados mostraram como principais serviços prestados às MPE’s: A constituição da empresa, orientações para pagamentos, guias para pagamentos, registros em livros fiscais, registros em livros diários, balanço patrimonial, folha de pagamento, asses soria financeira, assessoria administrativa, declaração do IRPJ e o planejamento tributário. Ainda dentre dos resultados, os gestores puderam opinar sobre o grau de satisfação com relação aos serviços que lhes são prestados pelos profissionais contábeis, assim, o serviço com o maior grau de importância perante a opinião dos gestores foi a constituição da empresa com 48% de satisfação máxima dentre os entrevistados, seguido de guias para pagamentos e registros em livros fiscais com 44% para ambos os serviços. Diante os percentuais apresentados acima, vale enfatizar a falta de conhecimento por parte dos gestores das MPE´s quanto à importância dada por estes aos principais serviços contábeis prestados pelos profissionais contábeis, onde fica perceptível a falta de uma visão gerencial por parte destes gestores, que ainda utilizam a contabilidade apenas em atendimento as legislações vigentes.
Descrição: SOUZA, H. F. Utilidade da informação contábil: um estudo sobre os principais serviços prestados às micro e pequenas empresas da cidade de Monteiro - PB. 2013. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11331
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helvio Felix de Souza.pdfPDF - Helvio Felix de Souza110.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.