Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Larissa de Souza-
dc.date.accessioned2016-09-27T13:55:49Z-
dc.date.available2016-09-27T13:55:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11367-
dc.descriptionSOARES, L. de S. O professor e o uso pedagógico das novas tecnologias em sala de aula. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractDevido ao constante surgimento de inovações tecnológicas que estão presentes na sociedade atualmente, o nosso modo de viver e consequentemente a forma de re/pensar a educação vem passando por mudanças, ou pelo menos deveria. Assim, surge a necessidade desta pesquisa, que investigou o modo como os professores tem se adaptado à esta nova realidade, como tem incorporado às novas tecnologias à sua prática pedagógica e quais as principais dificuldades que enfrentam neste processo. Nesse contexto, a presente investigação objetiva descrever de que forma os professores tem utilizado as novas tecnologias em suas aulas. Primeiramente apresentaremos conceitos sobre tecnologias, em seguida discutiremos a sua relação com a educação e o trabalho do professor diante da utilização das tecnologias com base nas teorias de KensKi (2007), além de abordar algumas políticas públicas no Brasil voltadas para a educação e novas tecnologias. Logo após apresentaremos os aspectos metodológicos da pesquisa, que teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, na qual utilizamos o estudo de caso que para Gil (2002) “Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento”. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram obtidos por meio de aplicação de questionários para a equipe pedagógica e por meio de uma ficha de observação. Posteriormente realizaremos uma análise dos dados obtidos na coleta com base nos conceitos de Mercado (1999), Brito (2002) e Silva (2006). A partir dos resultados obtidos, foi possível constatar que as escolas estudadas possuem equipamentos tecnológicos, embora limitados, estes estão sendo usados pelos professores, porém ainda de forma pouco efetiva, os mesmos revelaram precisar de mais formação na área de tecnologias.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vanusa Valério dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.titleO professor e o uso pedagógico das novas tecnologias em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa de Souza Soares.pdfLarissa de Souza Soares803.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.