Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Larissa de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T13:55:49Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T13:55:49Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11367 | - |
dc.description | SOARES, L. de S. O professor e o uso pedagógico das novas tecnologias em sala de aula. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Devido ao constante surgimento de inovações tecnológicas que estão presentes na sociedade atualmente, o nosso modo de viver e consequentemente a forma de re/pensar a educação vem passando por mudanças, ou pelo menos deveria. Assim, surge a necessidade desta pesquisa, que investigou o modo como os professores tem se adaptado à esta nova realidade, como tem incorporado às novas tecnologias à sua prática pedagógica e quais as principais dificuldades que enfrentam neste processo. Nesse contexto, a presente investigação objetiva descrever de que forma os professores tem utilizado as novas tecnologias em suas aulas. Primeiramente apresentaremos conceitos sobre tecnologias, em seguida discutiremos a sua relação com a educação e o trabalho do professor diante da utilização das tecnologias com base nas teorias de KensKi (2007), além de abordar algumas políticas públicas no Brasil voltadas para a educação e novas tecnologias. Logo após apresentaremos os aspectos metodológicos da pesquisa, que teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, na qual utilizamos o estudo de caso que para Gil (2002) “Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento”. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram obtidos por meio de aplicação de questionários para a equipe pedagógica e por meio de uma ficha de observação. Posteriormente realizaremos uma análise dos dados obtidos na coleta com base nos conceitos de Mercado (1999), Brito (2002) e Silva (2006). A partir dos resultados obtidos, foi possível constatar que as escolas estudadas possuem equipamentos tecnológicos, embora limitados, estes estão sendo usados pelos professores, porém ainda de forma pouco efetiva, os mesmos revelaram precisar de mais formação na área de tecnologias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vanusa Valério dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.title | O professor e o uso pedagógico das novas tecnologias em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Larissa de Souza Soares.pdf | Larissa de Souza Soares | 803.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.