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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Valdeci João da | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T14:48:34Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T14:48:34Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 400 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11380 | - |
dc.description | SILVA, V. J. da. O estágio supervisionado de Língua Portuguesa e o subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID/CH/UEPB): as contribuições para o licenciado de Letras. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista as dificuldades pelas quais passam o magistério nacional e as licenciaturas, o presente trabalho objetiva analisar as contribuições que o Estágio Supervisionado de Letras e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência trazem para a formação do licenciando em Letras da Universidade Estadual da Paraíba. A questão central que direcionou este artigo foi: que contribuições o Estágio e o Pibid trouxeram para a formação do licenciando em Letras? O estudo se deu através do relato da participação do autor, nos dois momentos de vivência pedagógica – aluno de estágio e bolsista PIBID. O estágio e as atividades do PIBID foram realizados durante três anos, em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Guarabira/PB. Para fundamentar essas vivências utilizou-se o seguinte referencial teórico: sobre estágio, Pimenta e Lima (2010), sobre linguagem, Bakhtin (2006) e Travaglia (2000) e sobre Língua Portuguesa Antunes (2009), Geraldi (1996). A metodologia, qualitativa, bibliográfico/documental, consistiu da descrição, leitura e análise de fragmentos de atividades realizadas no Estágio e no PIBID (relatório/artigos) sobre as participações do autor nos dois programas. Os resultados apontaram que entre o estágio e o PIBID, há uma diferença fundamental: disponibilidade de tempo e de atividades para constituir um possível professor (a) já ciente da responsabilidade de gerir uma sala de aula. Diferença que conta a favor do PIBID, mais estruturado do ponto de vista temporal/espacial. No entanto, ambas são contribuições importantes para a formação do licenciando. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juarez Nogueira Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - ensino | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado de Língua Portuguesa e o subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID/CH/UEPB): as contribuições para o licenciado de Letras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Valdeci João da Silva.pdf | Valdeci João da Silva | 580.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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