Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11383
Título: A participação dos pais na formação educacional dos filhos: pontos para reflexão
Autor(es): França, Ana Carla Silva de
Palavras-chave: Família
Escola
Educação
Data do documento: 2016
Resumo: No mundo atual são perceptíveis as várias transformações no que diz respeito ao padrão da família, as quais decorrem da globalização, do grande avanço tecnológico e da atual fase do capitalismo. Nesse sentido vale salientar que a família sofre influências externas que além de afetar seu padrão acaba influenciando também na educação. Nessa perspectiva o presente artigo tem como objetivo averiguar a importância do acompanhamento familiar no processo de aprendizagem das crianças. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o assunto a partir de uma diversidade de autores (Carvalho, Carvalho e Serpa, Ceccon, Marconi e Presotto, Moreira e Trevizani, Nogueira, Polonia e Dessen, Sá e Madrid, Santos, Sarti, Sawaia Szymanski e Vitale). Para coleta de dados foi utilizado análise de materiais impressos e eletrônicos, previamente selecionados, nesse sentido o estudo foi sistematizado da seguinte forma: seleção dos materiais, realização de leituras e produção de fichamentos. Para suporte de leitura foram utilizados, livros, trabalhos acadêmicos e artigos científicos publicados em revistas. A escolha dos autores se deu pelo fato de discutirem direta ou indiretamente sobre temas que envolvem família, escola e educação. O artigo está subdividido em quatro momentos. No primeiro momento discutiremos as mudanças no padrão da família, enfatizando o perfil e as características da família contemporânea. No segundo momento apontaremos aspectos referentes a família e a afetividade. No terceiro momento abordaremos a relação família-escola e por fim discutirei sobre a tarefa de casa. Os dados nos leva a ressaltar os aspectos relacionados aos principais fatores da não participação dos pais na educação dos filhos bem como as possíveis consequências decorrentes da ausência familiar no desenvolvimento educacional da criança. Os dados revelam, ainda, que a participação dos pais na educação é de extrema relevância para o sucesso escolar dos filhos, tendo em vista que quanto maior for o envolvimento da família na educação, melhor será o êxito educacional do aluno, em termos de rendimento escolar.
Descrição: FRANÇA, A. C. S. de. A participação dos pais na formação educacional dos filhos: pontos para reflexão. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11383
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carla Silva de França.pdfAna Carla Silva de França517.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.