Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11410
Título: "La plus gran passion du monde": reflexões sobre o romance epistolar Cartas Portuguesas (1669)
Autor(es): Costa, Lidiara Thalita Ferreira
Palavras-chave: Cartas Portuguesas
Mariana
Amor
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar o romance epistolar Cartas Portuguesas (1669), a partir do discurso amoroso presentes nas cinco cartas que compõe a publicação. Seguimos a abordagem sobre o discurso amoroso proposta na obra Os Quatro Amores (1960) de Clive Lewis. Dessa forma, explicitamos nossa abordagem sobre qual forma de amar se faz presente em Mariana, a personagem protagonista e narradora das cartas, e sua homônima uma freira portuguesa a que são atribuídas à autoria das mesmas. Procuramos o que move, deseja e os desdobramentos do afeto presente nas cinco cartas. Para tanto, dialogamos de forma sucinta com o contexto histórico e amoroso do século XVII o que nos leva a conhecer o que se passa na escrita das epístolas e história dos afetos.
Descrição: COSTA, L. T. F. "La plus gran passion du monde": reflexões sobre o romance epistolar Cartas Portuguesas (1669). 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11410
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiara Thalita Fernandes Costa.pdfLidiara Thalita Fernandes Costa667.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.