Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1142
Título: Uma abordagem sobre a vivência de estágio no Centro Educacional Osmar de Aquino – Guarabira – PB
Autor(es): Silva, Wandson do Nascimento
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Geografia - ensino
Formação docente
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: O estágio supervisionado requisito obrigatório nos cursos de Licenciatura, é de fundamental importância, por estar inserido no contexto da formação de professores, especialmente por ser nesse momento em que os alunos estagiários podem fazer a ligação entre a teoria e a prática, através de suas atividades desenvolvidas no ambiente escolar, possibilitando uma maior aproximação com alunos e professores. Desse modo o presente trabalho aborda em sua gênese, os resultados das experiências praticadas e vivenciadas no estágio supervisionado II, em especial nas turmas de 1º e 2º anos do ensino médio profissionalizante (Magistério), noturno, no Centro Educacional Osmar de Aquino, localizado no município de Guarabira – PB. Tendo como embasamento teórico alguns autores, dos quais podem ser citados LIBANÊO (2008), PONTUSCHKA (2009), SCANDELAI (2010), CALLAI (2003). Durante a realização do estágio algumas questões foram enfatizadas, para se obter uma melhor compreensão do espaço escolar. Primeiramente foi necessário fazer um levantamento sobre a estrutura física, administrativa e pedagógica da instituição. Depois, aconteceram as observações em salas de aulas para conhecer o campo de estágio. Em seguida houve o planejamento das aulas junto ao professor regente e posteriormente as regências. Momentos esses, de suma importância para se compreender a realidade do ensino em nossas escolas, e em especial como estão sendo empregadas as metodologias em sala de aula, e assim propor que fosse inserido dentro dos planejamentos de aulas, novos recursos didáticos e tecnológicos que torna-se as aulas mais dinâmicas, incentivando uma maior participação dos alunos e tendo como resultados uma melhor assimilação dos conteúdos e efetivamente um processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: SILVA, W. do. N. Uma abordagem sobre a vivência de estágio no Centro Educacional Osmar de Aquino – Guarabira – PB. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1142
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wandson do Nascimento Silva.pdfWandson do Nascimento Silva615.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.