Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11434
Título: A literatura infanto-juvenil com personagens negras e a contribuição da Lei 10.639/03
Autor(es): Alves, Adna Karina Moraes de Oliveira
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Lei 10.639/03
Personagens negras
Data do documento: 2016
Resumo: A presente monografia traz uma reflexão acerca da influência que a literatura infantojuvenil As obras infanto-juvenis (escritas ou não) trazem implícitas em suas mensagens atitudes que negam ou reprimem a existência do povo negro na sua positividade e assim a aparição deste povo em produções literárias ainda é papéis de dependência com imagens que expressam condições de inferioridade. As imagens negativas acerca da cultura negra surgiram desde a antiguidade e persiste até os dias atuais. Para contornar toda uma situação de formação racista criada há muitos séculos atrás e mantida na atualidade, foi sancionada a lei 10.639/03que obriga as escolas a incluir no seu currículo a história e a cultura da África e do afro descendente brasileiro, ação que vem contribuindo para a formação da consciência negra de uma nova geração. Na abrangência desta lei, verifica-se um implemento na produção de livros direcionados ao segmento infanto-juvenil e estes vem sendo distribuídos para as escolas brasileiras embora o trabalho no cotidiano escolar ainda é fraco. Para desenvolver a monografia trabalhou-se a pesquisa de natureza bibliográfica tendo como referenciais: Inaldete Andrade, Regina Zilberman, Kabengele Munanga dentre outras/os. Assim, ficou registrado que o entendimento que é adotado neste estudo é o de que é a partir da educação que o quadro de racismo na sociedade pode transformar-se e dessa forma pode ser cultivada uma cultura de reconhecimento e respeito, e uma das metodologias para chegar a esse objetivo é a utilização de uma literatura infanto-juvenil adequada e livre da ideologia racista.
Descrição: ALVES A. K. M. de O. A literatura infanto-juvenil com personagens negras e a contribuição da Lei 10.639/03. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11434
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adna Karina Morais de Oliveira Alves.pdfAdna Karina Morais de Oliveira Alves1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.