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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11449
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Edvan Querino da | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T18:07:25Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T18:07:25Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 981 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11449 | - |
dc.description | SILVA, E. Q. da. História para quê? Limites e possibilidades para o ensino de História na Educação Básica. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata do relato de minha experiência no campo de estágio, com ênfase para a regência realizada na Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo (Polivalente) em Guarabira/PB, no ano de 2011, trazendo uma discussão acerca da questão “para que serve a História”. Esta problemática surgiu de minhas inquietações enquanto estudante da Educação Básica, das leituras teóricas na Universidade e das indagações suscitadas pela vivência durante o estágio. A partir deste lugar de produção, realizei uma pesquisa bibliográfica, que serviu de embasamento teórico para a reflexão de minha prática no estágio em relação à questão proposta. Na primeira parte do trabalho, faço uma síntese historiográfica do ensino de História no Brasil, onde pude perceber que a referida disciplina já atendeu a muitos propósitos desde sua institucionalização; discuto ainda a contribuição que o saber historiográfico pode proporcionar para o cotidiano das pessoas. Na segunda parte, discuto os significados do estágio para a formação docente, contemplando diversas perspectivas; dentre estas, concordo com a que defende a necessidade de o estágio concretizar-se no diálogo da teoria com a prática, num exercício reflexivo constante. A terceira parte corresponde ao relato propriamente dito; aqui faço a apresentação e reflexão das atividades desenvolvidas durante o estágio: as leituras, discussões em sala, as oficinas e a regência. Nesta, a questão “para que serve a História” fica mais evidente. Na quarta e última parte, concluo que a História constitui uma área do conhecimento importante para a vida cotidiana, pois possibilita a compreensão do presente, a desconstrução de estereótipos e preconceitos, a construção de uma cultura de paz, à medida que permite perceber e respeitar as diferenças; e isso é possível de se construir na sala de aula da Educação Básica, desde que apresentemos uma História viva, ligada à realidade das (os) estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciana Calissi | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | História para quê? Limites e possibilidades para o ensino de História na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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