Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11459
Título: Os gêneros jornalísticos como ferramentas para a formação de leitores críticos
Autor(es): Souza, Maria Daniele de
Palavras-chave: Leitura
Gênero Jornalístico
Leitor Crítico
Data do documento: 2013
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo realizado sobre o uso dos gêneros jornalísticos em sala de aula como ferramenta para a formação de leitores críticos. Como pesquisa de campo foram ministradas aulas com atividades de leitura e interpretação de texto, utilizando os gêneros de cunho jornalístico como recurso didático nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e nas turmas do 2º ao 4º ano do ensino médio (Magistério), através do Estágio Supervisionado de Regência desenvolvido no Centro Educacional Osmar de Aquino, localizado na cidade de Guarabira, Paraíba. Este estudo aborda o ensino de leitura como um processo de desenvolvimento do senso crítico e interpretativo, utilizando os gêneros jornalísticos como meio para estimular o interesse do aluno pela leitura como uma prática de conhecimento interdisciplinar. Discutimos as características dos gêneros jornalísticos, a importância do seu uso nas aulas de Língua Portuguesa e as constatações obtidas a partir das aulas ministradas durante a pesquisa de campo. Para a fundamentação teórica buscamos os autores Elias (2010), Koch (2009; 2010), Souza (2001), Soares (1998), Bräkling (1998), Freitas (1994).
Descrição: SOUZA, M. D. de. Os gêneros jornalísticos como ferramentas para a formação de leitores críticos. 2013. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11459
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Daniele de Souza.pdfMaria Daniele de Souza638.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.