Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1147
Título: Um breve relato da vivência de estágio supervisionado no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho – Guarabira - PB
Autor(es): Silva, Wellington do Nascimento
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Prática de ensino
Novas tecnologias
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: O Estágio Supervisionado é uma oportunidade que nós enquanto alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia temos, para compreendermos a realidade das escolas públicas, em especial o cotidiano das salas de aulas, no entanto nada mais é, do que uma ponte entre a teoria e a prática a qual temos que nos deparar com as mais diversas formas de pensamentos, aprendizados e ensinamentos, tendo em vista a realidade das mesmas. Dessa forma o trabalho tem por objetivos a compreensão das práticas de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia em turmas de ensino médio na modalidade EJA, e abordar o uso das novas tecnologias associadas às metodologias de ensino no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho Guarabira/PB. A presente pesquisa encontra-se pautada em levantamentos bibliográficos, onde foram pesquisadas informações de autores que desenvolvem estudos relacionados a essa temática, a exemplo de (AOKI, 2004), (DELORS, 2001), (MORAES, 2007), (BERNARDINO, 2008), entre outros que fornecem dados sobre a prática docente e as metodologias utilizadas pelos professores atualmente. Houve também observações nas turmas, bem como entrevistas junto ao corpo docente, discente e técnico funcional da instituição de ensino na qual foi desenvolvida a pesquisa. Vale lembrar que só os recursos disponíveis não bastam se o professor não tem um entendimento sobre os mesmos, o que aflora a necessidade de aprimoramentos para que esses profissionais possam saber como lhe dá com esses recursos principalmente no campo tecnológico, promovendo assim aulas mais participativas e um olhar crítico ao que se refere à Geografia ensinada, garantindo uma maior interatividade a respeito do tema em questão. Assim durante a pesquisa ficou evidenciado que boa parte dos alunos aponta a necessidade de uma melhor organização dos conteúdos e uma maior interação com os recursos tecnológicos que a escola dispõe. Manifestam também certa insegurança quanto a sua aprendizagem, pelo fato dos conceitos não terem sido organizados e aplicados de maneira ao qual ficassem claro para os mesmos e atribuem também certo negativismo ao fato de se tratar de turmas de EJA.
Descrição: SILVA, W. do. N. Um breve relato da vivência de estágio supervisionado no Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho – Guarabira - PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1147
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington do Nascimento Silva.pdfWellington do Nascimento Silva468.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.