Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11476
Título: Uma pesquisa exploratória quanto aos procedimentos de gerenciamento utilizados pelos próprios escritórios de contabilidade do município de Monteiro - PB.
Autor(es): Almeida, Amanda Patrícia
Palavras-chave: Organizações contábeis
Formação do preço de venda
Escritórios de contabilidade
Contabilidade gerencial
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar os procedimentos de gerenciamento utilizados pelos próprios escritórios de contabilidade localizados na cidade de Monteiro - PB. Para atingir este objetivo proposto, quanto aos aspectos metodológicos, adotou-se uma abordagem qualitativa, realizando-se uma pesquisa exploratória - explicativa, além da pesquisa de campo e bibliográfica; além disso, utilizou-se neste trabalho o método indutivo. Neste trabalho, em relação aos escritórios de contabilidade em análise, a quantidade abordada (7) foi correspondente ao universo total. Para a discussão e interpretação dos dados, esta pesquisa empregou a estatística descritiva. Os resultados obtidos permitiram concluir quanto à Contabilidade Gerencial praticada nestes escritórios, segundo respostas dos proprietários dos mesmos, que todos (100%) fazem acompanhamento de caixa (com frequências diferentes) e utilizam no mínimo uma técnica na formação do preço de seus serviços; seis (85,7%) utilizam-se de planejamento (com algumas insuficiências detectadas); três (42,9%) empregam o Sistema de Custeio Variável, dois (28,6%) utilizam o orçamento sem saber da sua real utilidade; cinco (71,4%) sempre utilizam as informações geradas pelos seus procedimentos de gerenciamento em suas tomadas de decisões internas, ao passo que dois (28,6%) às vezes; e, além disso, o percentual de (71,4% ) também representa as que fazem uso de controle interno em suas organizações. Através da análise de todos os dados, pôde-se verificar que existem várias deficiências na prática da Contabilidade Gerencial destes escritórios, fazendo-se necessárias medidas corretivas, capazes de melhorar e até mesmo aumentar a quantidade de procedimentos gerenciais utilizados, tarefa não tão simples, pois conforme evidenciado nesta pesquisa, apenas três (42,9%) dos respondentes reconheceram a necessidade de tais modificações.
Descrição: ALMEIDA, A. P. Uma pesquisa exploratória quanto aos procedimentos de gerenciamento utilizados pelos próprios escritórios de contabilidade do município de Monteiro - PB. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11476
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Patrícia Almeida.pdfPDF - Amanda Patrícia Almeida131.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.