Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11495
Título: Resolução e formulação de problemas por alunos do Ensino Médio utilizando palitos de dente para compreender área e perímetro
Autor(es): Querino, Maria de Lourdes Ambrósio
Palavras-chave: Figuras geométricas planas
Resolução de problemas
Formulação de problemas
Área
Perímetro
Data do documento: 13-Mai-2015
Resumo: A presente monografia teve como objetivo geral a resolução e formulação de problemas utilizando palitos de dente para compreender área e perímetro de figuras geométricas planas. Iniciamos a nossa pesquisa com os alunos de uma das turmas do 2º ano da Escola Estadual Assis Chateaubriand. Em nosso primeiro encontro foi feito uma abordagem oral a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conteúdos de área e perímetro de figuras planas, e completando as informações que faltaram. Antes de desenvolverem as formulações de problemas, os alunos resolveram atividades com problemas de área e perímetro utilizando palitos de dente. Nas atividades de formulação de problemas, inicialmente eles tiveram algumas dificuldades, pois era a primeira vez que desenvolviam este tipo de atividade. Alguns alunos não sabiam nem como iniciar a formulação, alguns problemas eram de difícil compreensão até para eles mesmos. No entanto com os encontros seguintes, eles foram melhorando as formulações dos problemas.
Descrição: QUERINO, M. de L. A. Resolução e formulação de problemas por alunos do Ensino Médio utilizando palitos de dente para compreender área e perímetro. 2015. 69f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11495
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Lourdes Ambrósio Querino.pdfPDF - Maria de Lourdes Ambrósio Querino2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.