Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11498
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Maria Catarina Ananias de | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-05T17:27:13Z | - |
dc.date.available | 2016-10-05T17:27:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 335.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11498 | - |
dc.description | Especialização em Filosofia da Educação: A educação como instrumento de dominação das massas: uma análise a partir do pensamento de Karl Marx - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como propósito expor a concepção marxiana de educação e o seu uso como instrumento de dominação das massas na história do ocidente no contexto do capitalismo contemporâneo. Um dos mais importantes críticos da tradição ocidental e do modelo capitalista de produção, Karl Marx, desenvolveu uma diversificada obra sobre o capitalismo, nas quais explica os sistemas econômicos existentes e sua interferência direta na forma como o homem pensa e vive em sociedade. Para Marx, as relações humanas são determinadas pelo poder econômico, aquele que o detém chamados pelo nosso autor de classe dominante exerce total controle sobre aqueles que são desprovidos dos meios de produção e também sobre todas as áreas da vida universalizando seus valores, em outras palavras, a classe dominante controla a política, a cultura, a arte, e principalmente a educação através de sua ideologia. A consequência desse processo de influencia é a total alienação da classe dominada na sociedade capitalista que se perpetua principalmente por meio dos conteúdos educacionais acessíveis as massas. Dessa forma, problematizamos o uso instrumental da educação, como meio de dominação das massas e suas consequências para o trabalhador na era capitalista. No que se refere à metodologia, este projeto se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, visando erguer um aporte teórico que permita o aprofundamento e corroborações, criando subsídios para a análise da temática em questão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valmir Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teoria Marxista | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Dominação das Massas | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.title | A educação como instrumento de dominação das massas: uma análise a partir do pensamento de Karl Marx | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA CATARINA ANANIAS DE ARAÚJO.pdf | 546.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.