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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11509
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Maia, Rosinete de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-14T18:24:00Z | - |
dc.date.available | 2016-10-14T18:24:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 193 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11509 | - |
dc.description | Especialização em (Filosofia da Educação. Heidegger: Linguagem e Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Martin Heidegger (1889-1976), um dos maiores pensadores do século XX, ressalta não escrever obras e sim abrir caminhos. Em um dos caminhos estabelecidos por Heidegger nos deparamos com o problema da linguagem que, esbarra na impossibilidade humana de encontrar para essa um espaço teórico que a defina como objeto do conhecimento. Uma das estruturas ontológicas apresentadas por Heidegger em sua busca pelo sentido do ser na análise do Dasein é a fala, fundamento da compreensão e proposição, e que, segundo Heidegger, é “o fundamento ontológico-existencial”. Os filósofos têm se dedicado em esclarecer a questão entre linguagem e pensamento. Será o pensamento possibilitado pela linguagem ou será a linguagem definida em sua constituição pelo pensamento? Heidegger realiza uma mudança na forma de se pensar a linguagem a partir de sua obra “A caminho da linguagem”, de 1959, em uma tentativa de minimizar o abismo que se coloca quando se pensa na relação pensamento linguagem. O problema da linguagem tem motivado a filosofia contemporânea à grandes mudanças, e sua ligação com a educação tem despertado um grande interesse no âmbito da pesquisa, interesse fundamentado no desejo de harmonizar os elementos de compreensão de como acontece a constituição e a atividade da linguagem na educação. A relação entre o filósofo Martin Heidegger e a educação, mesmo não sendo Heidegger um estudioso da educação, torna-se viável a partir de seus pressuposto como a cura, o cuidado e também a linguagem, pensada por este como a casa do ser, o ser que é questão primordial em sua obra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Arlindo de Aguiar Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Heidegger | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Heidegger: Linguagem e Educação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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