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dc.contributor.authorMaia, Rosinete de Lima-
dc.date.accessioned2016-10-14T18:24:00Z-
dc.date.available2016-10-14T18:24:00Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.otherCDD 193-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11509-
dc.descriptionEspecialização em (Filosofia da Educação. Heidegger: Linguagem e Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractMartin Heidegger (1889-1976), um dos maiores pensadores do século XX, ressalta não escrever obras e sim abrir caminhos. Em um dos caminhos estabelecidos por Heidegger nos deparamos com o problema da linguagem que, esbarra na impossibilidade humana de encontrar para essa um espaço teórico que a defina como objeto do conhecimento. Uma das estruturas ontológicas apresentadas por Heidegger em sua busca pelo sentido do ser na análise do Dasein é a fala, fundamento da compreensão e proposição, e que, segundo Heidegger, é “o fundamento ontológico-existencial”. Os filósofos têm se dedicado em esclarecer a questão entre linguagem e pensamento. Será o pensamento possibilitado pela linguagem ou será a linguagem definida em sua constituição pelo pensamento? Heidegger realiza uma mudança na forma de se pensar a linguagem a partir de sua obra “A caminho da linguagem”, de 1959, em uma tentativa de minimizar o abismo que se coloca quando se pensa na relação pensamento linguagem. O problema da linguagem tem motivado a filosofia contemporânea à grandes mudanças, e sua ligação com a educação tem despertado um grande interesse no âmbito da pesquisa, interesse fundamentado no desejo de harmonizar os elementos de compreensão de como acontece a constituição e a atividade da linguagem na educação. A relação entre o filósofo Martin Heidegger e a educação, mesmo não sendo Heidegger um estudioso da educação, torna-se viável a partir de seus pressuposto como a cura, o cuidado e também a linguagem, pensada por este como a casa do ser, o ser que é questão primordial em sua obra.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Arlindo de Aguiar Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleHeidegger: Linguagem e Educaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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