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Título: Ações afirmativas no Ensino Superior: cotas sociais na UEPB, cotas raciais na UFPB
Autor(es): Santos, Suzyelle Henrique dos
Palavras-chave: Ações afirmativas
Igualdade
Educação
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as ações afirmativas no ensino superior na Paraíba, em especial as cotas sociais na UEPB e as cotas raciais na UFPB tendo como ponto de partida, o papel do princípio da igualdade na sociedade brasileira, como ele se concretiza e se na realidade o mesmo proporciona a igualdade, tendo em vista, que a desigualdade social é uma das características marcantes do Brasil. Portanto, analisamos a posição de estudantes da UEPB, Campus de Guarabira as políticas de ações afirmativas em especial as cotas sociais e raciais, visto que nessa instituição as cotas são sociais. Para tanto, este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliografia, pesquisa documental e pesquisa de campo, feita através de questionário aplicado aos estudantes da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III – Guarabira e dos seguintes cursos: Direito, História, Geografia, Letras e Pedagogia. Com base em Barreto (2014), Silva (2006), Moehlecke (2002), Munanga (2001), Costa (2012), Santos (2007), Carvalho (2004), Grynberg (2012), Tella (2012), Evangelista (2012) entre outros. A análise revelou as ações afirmativas sob a modalidade de cotas, como uma política de promoção dos indivíduos.
Descrição: SANTOS, S. H. dos. Ações afirmativas no Ensino Superior: cotas sociais na UEPB, cotas raciais na UFPB. 2015. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11523
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