Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11533
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Luciene da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-17T21:04:19Z | - |
dc.date.available | 2016-10-17T21:04:19Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11533 | - |
dc.description | BARROS, L. da S. A relação literatura-escola na formação da consciência negra da criança. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo traz uma reflexão acerca da influência que a literatura infantil, trabalhada dentro da escola, pode proporcionar a formação da consciência negra da criança. Desde o seu surgimento, a literatura infantil surge com um caráter pedagógico, ou seja, de ensinar valores e conceitos descritos pela sociedade como corretos. Ao ser levada para dentro da escola a literatura infantil persiste no seu caráter pedagógico, imbuído de ideologias e conceitos, muitas vezes, de cunho racista. As histórias infantis trazem implícitas, em seus contos, atitudes que negam ou reprimem a existência do negro, que aparece nas histórias em papéis de dependência, ou de imagens que expressam condições de inferioridade. As imagens negativas acerca da cultura negra surgiram desde a antiguidade e persiste até os dias atuais. Para contornar toda uma situação de formação racista criada há muitos séculos atrás e mantida na atualidade, foi sancionada, em 2003, a lei 10.639, que obriga as escolas a incluir no seu currículo a história e cultura do afro descendente, atitude que contribui para a formação da consciência negra de uma nova geração. É a partir da educação que o quadro de racismo em que a sociedade se encontra pode transformar-se e cultivar uma cultura de reconhecimento e respeito e assim chegamos à conclusão que uma das metodologias para chegar a esse objetivo é a utilização de uma literatura infantil adequada e livre de ideologias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Consciência Negra | pt_BR |
dc.subject | Literatura na Escola | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.title | A relação literatura-escola na formação da consciência negra da criança | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciene da Silva Barros.pdf | Luciene da Silva Barros | 140.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.