Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1154
Título: A construção da barragem de Araçagi - PB e as transformações espaciais e culturais da comunidade Tainha
Autor(es): Souza, Daniel Vieira de
Palavras-chave: Meio ambiente
Barragem
Araçagi
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: Ao longo do processo da evolução humana, o homem tem perdido o amor pela natureza. Encantado pelo avanço da tecnologia esqueceu-se ele que é parte integrante da mesma e utiliza sem pensar nas conseqüências que trará para o espaço em que vive. Como resultado convive-se com vários problemas ambientais. Ao observar a realidade vivida pela comunidade Tainha-Araçagi (PB), surge a idéia da presente proposta de trabalho, visto que essa área foi inundada pelas águas do rio Araçagi devido ao barramento do mesmo. Assim, a presente pesquisa visa abordar o processo de relocação das famílias da comunidade Tainha, como também, as transformações sócio-culturais que aconteceram com o represamento do rio, no município de Araçagi-PB. Objetiva-se ainda analisar as transformações históricas, sociais e culturais da comunidade Tainha, antes e após a construção da barragem Araçagi, identificar os principais impactos. Para a realização da pesquisa, foram adotadas etapas que contribuíram para alcançar os objetivos da pesquisa. Em uma primeira fase, ocorreu a pesquisa bibliográfica, onde foi possível analisar as bibliografias consultadas, que contribuíram de forma essencial para o conhecimento teórico da pesquisa e ajudaram no encaminhamento do estudo proposto. Em outra fase, após ter uma boa base teórica, foram realizadas as pesquisas de campo, para a constatação de fatos, tendo assim, um contato com os moradores realocados da área em que foi construída a barragem, com aplicação de questionários, realização de entrevistas, coleta de informações, que se constituíram de suma importância para a pesquisa. Podem-se detectar vários elementos negativos e positivos ao longo do processo de construção da barragem e nos anos seguintes, como as condições de convivências, sobretudo, nos primeiros anos da Agrovila Tainha. Diante do contexto apresentado ao longo deste trabalho, percebe-se que a sociedade, particularmente a mais pobre, sofre as grandes conseqüências do meio ambiente, provocada pelo homem, o qual interfere drasticamente.
Descrição: SOUZA, D. V. de. A construção da barragem de Araçagi - PB e as transformações espaciais e culturais da comunidade Tainha. 2010. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1154
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Vieira de Souza.pdfDaniel Vieira de Souza2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.