Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11556
Título: Qualidade de vida de idosos do Projeto Social “Idoso Sim, Velho Não” do 2º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba
Autor(es): Silva, Anderson dos Santos
Palavras-chave: Idosos
Qualidade de vida
Envelhecimento
Data do documento: 23-Set-2016
Resumo: Introdução: O envelhecimento é um processo dinâmico e que progride desde o nascimento até a morte, determinando perdas progressivas da capacidade do indivíduo; ele envolve modificações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas, sociais e psicológicas. Neste contexto, os grupos de convivência ocupam um lugar de destaque, pois são neles que a população idosa é capaz de resgatar seus vínculos de amizades e familiar através das atividades desenvolvidas nos mais diversos âmbitos. Objetivo: Descrever a qualidade de vida dos participantes do projeto social “Idoso Sim, Velho Não” do 2º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba. Métodos: A presente pesquisa foi realizada no 2º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba na cidade de Campina Grande-PB. Tratou-se de uma pesquisa do tipo transversal e descritiva com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 40 idosos de ambos os sexos na faixa etária de 60 a 91 anos. Para a coleta dos dados, foi utilizado o instrumento WHOQOL- BREF e para caracterizar a população do estudo foi aplicado um questionário estruturado sobre características sociodemográficas dos idosos participantes da pesquisa. Resultados: A média geral da qualidade de vida (QV) foi 76,5%; a caracterização da amostra trouxe a maioria dos participantes mulheres (70%), com ensino fundamental incompleto (25%) e donas de casa (37,5%) o que se assemelha com outros estudos sobre o mesmo tema. Conclusão: A avaliação da qualidade de vida neste estudo mostrou-se positiva. Infere-se que os grupos de convivência melhoram a percepção da QV de seus integrantes.
Descrição: SILVA, A. dos S. Qualidade de vida de idosos do Projeto Social “Idoso Sim, Velho Não” do 2º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11556
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson dos Santos Silva.pdfPDF - Anderson dos Santos Silva1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.