Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11575
Título: Relação da capacidade para o trabalho e a sintomatologia musculoesquelética dolorosa em professores de uma instituição de ensino superior
Autor(es): Almeida, Mayara Camila Marinho de
Palavras-chave: Dor muscular
Professores universitários
Capacidade laboral
Dor - Sintomatologia
Data do documento: 23-Set-2016
Resumo: INTRODUÇÃO: Com a carga excessiva de trabalho dos docentes, má remuneração, desvalorização profissional, entre outros fatores, torna-se inevitável a diminuição da capacidade para o trabalho e o aumento dos sintomas osteomusculares. OBJETIVO: Analisar a relação entre a capacidade para o trabalho com a sintomatologia musculoesquelética dolorosa de professores de uma Instituição de Ensino Superior Pública de Campina Grande/PB. METODOLOGIA: Estudo de caráter descritivo, transversal e quantitativo. Foram entrevistados 151 professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, na cidade de Campina Grande-PB. Serão utilizados para a coleta de dados o Questionário de Características Sociodemográficas, o Índice de Capacidade para o Trabalho e o Questionário Nórdico. Os entrevistados assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em respeito aos aspectos éticos relativos à pesquisa com sujeitos humanos, conforme a Resolução nº 196/96. Esta pesquisa foi avaliada pelo Comitê de Ética em pesquisa da UEPB. RESULTADOS: Predominância foi do sexo feminino, casados, jornada de 40 horas semanais, titulação de doutorado, consideraram sua capacidade para o trabalho como boa. Nos últimos 7 dias anteriores à pesquisa, o percentual de queixa de dor foi mais prevalente na coluna (38,2%), nos últimos 12 meses a coluna também foi prevalente (65,9%), sendo o afastamento por coluna nos últimos 12 meses também a porcentagem mais alta (16,9%). CONCLUSÃO: Embora os profissionais investigados afirmarem que possuem boa capacidade para o trabalho, confirmado pelo ICT, os mesmos apresentam queixas de sintomatologia musculoesquelética consideráveis, necessitando do estabelecimento de estratégias para o enfrentamento desta situação.
Descrição: ALMEIDA, M. C. M. de. Relação da capacidade para o tratamento e a sintomatologia musculoesquelética dolorosa em professores de uma instituição de ensino superior. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11575
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Camila Marinho de Almeida.pdfPDF - Mayara Camila Marinho de Almeida1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.