Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11578
Título: Atenção farmacêutica na redução do tabagismo
Autor(es): Ricarte, Irys Raphaella Gomes
Palavras-chave: Tabagismo
Cigarro
Atenção farmacêutica
Farmacoterapia
Data do documento: 29-Ago-2016
Resumo: O tabagismo é responsável pelo maior número de mortes evitáveis no mundo. A cessação do tabagismo representa processo dinâmico, considerado desafio pessoal exigindo esforço dos fumantes, na busca por novo comportamento e, superação da abstinência na dependência do tabaco. Objetiva-se avaliar a atenção farmacêutica em tratamento multidisciplinar dirigido a tabagistas. A presente pesquisa quantitativa descritiva, realizado no ano de 2015, foi desenvolvida no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, Paraíba. Avaliou-se a evolução de 107 tabagistas em tratamento com Bupropiona e, acompanhados por equipe multiprofissional. Neste estudo foi utilizado o método Dáder na atenção farmacêutica. Observou-se no início do tratamento quantidade máxima de 60 cigarros fumados por pacientes e mínimo 10 cigarros por pessoa, média de 19,7% do total. Após trinta dias de tratamento houve evolução significativa com quantidade máxima de 30 cigarros fumados por paciente e, mínima zero, média de 5,67% de cigarros fumados. Sessenta dias após início do tratamento continuou a redução onde a máxima foi de 17 cigarros, observando aumento do número de pacientes que deixou de fumar neste período. Aos noventa dias, ao final do tratamento, o consumo máximo de 10 cigarros, com média de 0,12%, menos de um cigarro por paciente. É satisfatório o resultado do acompanhamento farmacoterapêutico em uma equipe multidisciplinar, no programa de cessação do tabagismo. Foi comprovada a eficácia do tratamento, com redução de quase 100% do número de fumantes durante o tratamento. Neste estudo foi possível perceber que a participação farmacêutica adentra a casa dos tabagistas e promove melhoramento na saúde destes, por redução da automedicação e aconselhamentos durante a dispensação de medicamentos.
Descrição: RICARTE, I. R. G. Atenção farmacêutica na redução do tabagismo. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11578
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irys Raphaella Gomes Ricarte.pdfPDF - Irys Raphaella Gomes Ricarte707.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.