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dc.contributor.authorSilva, Carlos Augusto Barbosa da-
dc.date.accessioned2016-10-31T18:19:30Z-
dc.date.available2016-10-31T18:19:30Z-
dc.date.issued2016-07-21-
dc.identifier.otherCDD 333.913-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11603-
dc.descriptionSILVA, C. A. B. da. Crise da água e ensino de geografia: reflexões a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractHaja vista a importância da água e a escassez desse recurso no Semiárido brasileiro, além da hidrologia ser um dos conteúdos do livro didático de Geografia, fazendo parte dos conteúdos da Geografia Física, área considerada complicada pela maioria dos alunos quando se está lecionando na escola básica, considera-se pertinente a construção de estratégias de aulas que facilitem a construção de conceitos e que tornem os conhecimentos geográficos mais significativos para os alunos. Mediante o exposto, o presente trabalho tem como objetivos relatar a prática desenvolvida em turmas do 9º da Escola Estadual Assis Chateaubriand, Campina Grande, PB, integrante do Subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. Tal prática refere-se ao desenvolvimento do projeto de intervenção sobre a “Crise da água no Semiárido brasileiro”, que foi desenvolvido tomando-se como esteio a categoria geográfica paisagem. Dessa forma, a pesquisa é de natureza pesquisa-ação, sendo desenvolvida a partir da Pedagogia de Projetos. Como estratégias, foram utilizados textos, realização de atividades em grupos, debates, dinâmicas e atividades coletivas envolvendo opiniões, pontos de vista, mediações e técnicas enquanto instrumentos da produção do espaço escolar, buscando auxiliar os alunos a descobrirem as causas reais dos problemas que o Semiárido vem enfrentando com a “falta d’água”. Adicionalmente, foram utilizados vídeos fomentando discussões sobre tal paisagem, tanto nos aspectos do meio físico, o clima, quanto nas questões sociais e políticas, estimulando-os ao exercício de cidadania. Também foi realizada aula de campo no Açude Epitácio Pessoa, Boqueirão, PB, possibilitando aos alunos uma maior compreensão sobre a crise da água e a paisagem do Semiárido. Como culminância, os alunos escreveram e apresentaram coletivamente a carta da água, buscando conscientizar a sociedade da necessidade de gestão adequada dos recursos hídricos, comprovando a potencialidade do ensino de Geografia, no que se refere ao exercício da cidadania.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCrise da Águapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.titleCrise da água e ensino de geografia: reflexões a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

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