Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11663
Título: Aulas que lecionai: a narrativização de professores de língua inglesa em escolas públicas de Campina Grande em contexto de vulnerabilidade social
Autor(es): Almeida, Anderson Nicacio Medeiros
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Língua inglesa
Paradigmas de ensino
Docente
Estágio supervisionado
Data do documento: 14-Out-2016
Resumo: Este estudo realizado com cinco professores de língua inglesa de escolas públicas da cidade de Campina Grande Paraíba tem como objetivo analisar a condição e a identidade profissional docente para problematizar a questão do ensino de inglês em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social. Recorremos às noções de paradigmas de ensino, à narrativização docente e ao conceito de professor reflexivo para apresentar algumas reflexões sobre ensino de línguas e vulnerabilidade social, e, posteriormente, analisar os dados gerados nesta pesquisa. Ancorados na real necessidade de pensar a escola pública e o fazer docente, interessa-nos discutir sobre as experiências profissionais e como os conflitos de cunho social interferem no movimento de ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas. No que se refere aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa-ação conta com questionários e narrativas escritas como instrumentos de coleta de dados que apontam para a urgente necessidade de repensar as práticas e os paradigmas de ensino para que o ensino de língua inglesa cumpra seus objetivos, não apenas enquanto disciplina curricular, mas como uma disciplina comprometida com o meio social e com os agentes implicados no processo de ensino/aprendizagem. Este estudo aponta, ademais, para a relevância do Estágio Supervisionado como um espaço singular para a formação das práticas e da identidade docente. Para tanto, fundamentamo-nos nos estudos de Kuhn (2003) e Vasconcellos (2002) sobre paradigmas; Monteiro (2011) e Nadal (2009) sobre vulnerabilidade social; Alves (2015) e Costa (2011) sobre narrativa(s) docente; Alarcão (1996) e Valdares (2006) sobre o professor reflexivo, entre outros estudos e reflexões.
Descrição: Almeida. A. N. M. Aulas que lecionai: a narrativização de professores de língua inglesa em escolas públicas de Campina Grande em contexto de vulnerabilidade social. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11663
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANDERSON NICACIO MEDEIROS ALMEIDA.pdf2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.