Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11692
Título: Qualidade de vida do cuidador primário da criança com paralisia cerebral atendida na Clínica Escola de Fisioterapia da UEPB
Autor(es): Correia, Karine de Oliveira
Palavras-chave: Qualidade de vida
Cuidadores
Paralisia cerebral
Data do documento: 5-Out-2016
Resumo: Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) consiste num dos problemas neurológicos mais comuns da infância e ocorre devido a fatores pré, peri e pós natais. O quadro clínico da criança depende do local e da extensão da lesão, podendo apresentar-se bastante diversificado e com diferentes graus de comprometimento, demandando cuidados especiais de seus cuidadores. Objetivo: O estudo visou avaliar a qualidade de vida do cuidador primário da criança com Paralisia Cerebral, atendida na CEF da UEPB. Métodos: A pesquisa teve caráter descritivo e transversal com abordagem quantitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram dois questionários, um para coleta dos dados socioeconômicos e o outro para os dados sobre a qualidade de vida do cuidador primário, o SF-36 adaptado (Apêndices A e B) e os dados obtidos foram processados e apresentados através de tabelas e gráficos utilizando-se o programa Microsoft Excel e Word versão 2010. Resultados e Discussões: Participaram do estudo 18 cuidadoras, sendo 94,5% mães e 5,5% avós, 88,8% na faixa etária entre 21 e 50 anos. Algum desgaste físico foi relatado em várias questões e a dor esteve presente em 77,8% delas, em especial na coluna vertebral. Metade das entrevistadas disseram ter momentos de depressão relacionados ao ato do cuidar. A atividade física foi descartada por 78%, não frequentam teatros e cinemas 77% e bailes e festas 61%, ficando o lazer resumido a assistir TV, ouvir rádio/música e visitar parentes. O sono noturno apresentou-se interrompido em 61% das cuidadoras. Estes achados foram discutidos comparando- os com a literatura pesquisada. Conclusão: O ato de cuidar produziu na vida das cuidadoras, mudanças relacionadas ao trabalho, ao lazer, a vida interpessoal e a sua saúde física e emocional, surgindo então a necessidade de se implementar políticas de saúde voltadas para o cuidador primário, visando promover sua qualidade de vida, uma vez que seu estado de saúde pode interferir na saúde da criança por ele assistida e acarretar gastos públicos ainda maiores.
Descrição: CORREIA, K. de O. Qualidade de vida do cuidador primário da criança com paralisia cerebral atendida na Clínica Escola de Fisioterapia da UEPB. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11692
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karine de Oliveira Correia.pdfPDF - Karine de Oliveira Correia1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.