Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11693
Título: Efeitos da equoterapia no desenvolvimento do individo com transtorno do espectro autista: Uma revisão sistemática
Autor(es): Cardoso, Milena de Souza
Palavras-chave: Transtorno autista
Equoterapia
Autismo
Data do documento: 29-Set-2016
Resumo: Introdução: O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que afeta múltiplos aspectos da forma como uma criança vê o mundo e aprende a partir das suas próprias experiências apresentando dificuldade de compreender seu corpo em sua globalidade, em segmentos, assim como seu corpo em movimento. Quando partes do corpo não são percebidas e as funções de cada uma são ignoradas, pode-se observar movimentos, ações e gestos pouco adaptados com interferência direta em sua psicomotricidade O movimento tridimensional do cavalo transmite ao cavaleiro uma sequência de movimentos com ciclos de movimentos semelhantes ao do homem durante sua andadura natural, provocando estimulação das reações neuromusculares, favorecendo o equilíbrio. Objetivo:Nesse sentido o objetivo do estudo é realizar uma revisão sistemática do material disponível a respeito dos efeitos da equoterapia em crianças com transtorno do espectro autistas. Método: As buscas foram realizadas nas bases de dados BVS ( LILACS, MEDLINE, PUBMED), SCIELO, Google Acadêmico e PEDro, com os seguintes critérios: ser publicado entres os anos de 2010 e 2016, ter população com idade menor que 18 anos e de ambos os sexos; estarem incluídos em estudos clínicos randomizados e estudos experimentais e estarem escritos nas línguas inglês e português. Resultados: Ao total de 104 artigos relacionados ao tema e após critérios adotados para exclusão, cinco estudos foram selecionados para a parte de análise crítica do conteúdo. Discursão: o presente estudo de revisão encontrou evidencias que mostraram a equoterapia é um tratamento benéfico para crianças com com transtorno do espectro autista. Conclusão: Concluímos então que a equoterapia pode sim vir a ser um ótimo tratamento em crianças autistas, pois como vimos em todos os artigos científicos que utilizamos nesse trabalho houve várias comprovações de que o tratamento com cavalo traz diversos benefícios para essas crianças.
Descrição: CARDOSO, M. de S. Efeitos da equoterapia no desenvolvimento do individo com transtorno do espectro autista: Uma revisão sistemática. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11693
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milena de Souza Cardoso.pdfPDF - Milena de Souza Cardoso947.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.