Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11695
Título: Análise comparativa de estudos envolvendo o músculo triceps braquial em duas formas de empunhadura no exercício de supino reto
Autor(es): Santos, Leonardo Gomes
Palavras-chave: Musculação
Supino reto
Tríceps braquial
Empunhadura
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Os estudiosos da área sabem que para uma correta prescrição de treinamento resistido, um grande número de variáveis deve ser observado, tais como: carga, número de repetições, velocidade de execução, tipo de contração muscular, ordem dos exercícios, tipo de trabalho muscular, intervalo entre as series e exercícios, etc. Cada uma dessas variáveis, por mais que pareçam insignificantes, influenciam diretamente na duração e magnitude das repostas fisiológicas e morfológicas. O estudo teve como objetivo, analisar as diferentes formas de empunhadura das mãos no exercício de supino reto e sua relação com o tríceps braquial. Trata-se de um estudo do tipo revisão de literatura, para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de livros „clássicos‟ da área de musculação, bem como artigos nacionais nas principais bases de dados: Scielo, Lilacs, Pubmed, Google Acadêmico e Portal Capes, num período entre 2006 e 2016. Através dos resultados encontrados, foi identificado que a empunhadura das mãos é uma variável significante no exercício de supino, e que o tríceps braquial é o músculo mais „afetado‟ por essa variação, portanto, deve ser mais um quesito à ser observado na prescrição dos exercícios que envolvam as musculaturas correspondentes ao exercício de supino reto. Entretanto, através desta pesquisa, constatou-se também que, por mais que a empunhadura seja uma variável a ser considerada na prescrição do treinamento de musculação, a mesma não recebe essa devida atenção, pois os estudos nacionais que tratam especificamente sobre a temática ainda são escassos, sendo isto uma limitação desse estudo.
Descrição: SANTOS, L. G. Análise comparativa de estudos envolvendo o músculo tríceps braquial em duas formas de empunhadura no exercício de supino reto. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11695
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Gomes Santos.pdfPDF - Leonardo Gomes Santos676.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.