Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11708
Título: Triagem da atividade farmacológica da fração de alcalóides totais de Aspidosperma pyrifolium Mart (APOCYNACEAE)
Autor(es): Dias, Ítala Samara da Silva
Palavras-chave: Antinocicepção
Anti-inflamatório
Aspodosperma pyrifolium
Toxicidade
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Quando se trata de fármacos para o tratamento da dor e inflamação, abre-se uma lacuna no que diz respeito ao regime medicamentoso a ser estabelecido, tendo em vista que ainda não dispomos de um fármaco analgésico e/ou anti-inflamatório ideal, ou seja, que não promovam efeitos colaterais potenciais. Assim, tem-se a necessidade de buscar medidas alternativas para o desenvolvimento de medicamentos para o combate da dor e inflamação. Nessa perspectiva, os produtos naturais encaixam-se como uma fonte promissora na pesquisa de moléculas com Aspidosperma pyrifolium potencial atividade farmacológica. A Mart., conhecida popularmente por pereiro, apresenta em sua composição metabólitos relacionados com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil toxicológico e realizar uma triagem da atividade farmacológica de frações de alcaloides totais de A. pyrifolium (FAT-Ap) em modelos animais. Na toxicidade aguda foram utilizadas as doses de 50, 100 e 200 mg/kg (v.o), sendo os animais avaliados por 14 dias, quanto ao consumo de água, ração, parâmetros comportamentais e ao fim do período, alterações de peso e morfologia dos órgãos. A triagem da atividade anti-inflamatória e antinociceptiva, foi avaliada pelo teste de contorções induzidas por ácido acético, utilizando FAT-Ap nas doses de 10, 20 e 30 mg/kg (v.o), peritonite induzida por carragenina, utilizando a FAT-Ap em doses de 20 e 30 mg/kg (v.o). Os resultados de toxicidade mostraram que a dose de 200mg/kg foi 100% letal, a dose de 100mg/kg causou uma morte e os demais animais apresentaram alterações comportamentais frente ao sistema nervoso central e autônomo, foi observada também variações no consumo de ração, água e peso corporal, quando comparados ao grupo controle, na dose de 50mg/kg não foi observado variações significativas nos parâmetros analisados em relação ao controle. A dose de 30 mg/kg foi a que apresentou melhor atividade anti-inflamatória e antinocipetiva. Deste modo, a FAT-Ap apresenta-se como fonte promissora para o desenvolvimento de medicamento com atividades anti-inflamatória e antinociceptiva. No entanto, apresentou indícios de toxicidade, sendo seu uso condicionado à determinação de doses seguras.
Descrição: DIAS, Í. S. da S. Triagem da atividade farmacológica da fração de alcalóides totais de Aspidosperma pyrifolium Mart (APOCYNACEAE). 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11708
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ítala Samara da Silva Dias.pdfPDF - Ítala Samara da Silva Dias614.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.