Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiniz, Paula Gosson-
dc.date.accessioned2013-07-22T17:34:14Z-
dc.date.available2013-07-22T17:34:14Z-
dc.date.issued2013-07-22-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1170-
dc.descriptionDINIZ, P. G. Estágio supervisionado em geografia: formação inicial e prática docente. 2010. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.pt_BR
dc.description.abstractMuito se tem discutido no ambiente acadêmico e na sociedade em geral sobre a crise e a defasagem do ensino público no Brasil. Assim, nossa intenção com esse trabalho é compreender as contradições que permeiam o universo escolar. Através da experiência do estágio supervisionado vivenciamos o cotidiano da sala de aula e observamos na prática a realidade da escola pública. Nosso estágio se desenvolveu em 2010 para atender as exigências do componente curricular obrigatório do curso de licenciatura em Geografia da UEPBUniversidade Estadual da Paraíba- Campus III - Guarabira/PB. Nosso objetivo é entender como a geografia escolar é trabalhada pelos professores do ensino médio da Escola EEFM Professor José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira/PB. Para a pesquisa foi realizado levantamento bibliográfico junto à biblioteca da UEPB e em bibliotecas virtuais da Capes e CNPQ, leituras e fichamentos das obras selecionadas. Essas leituras nos ajudaram a elaborar o arcabouço teórico do nosso trabalho. Além dos procedimentos de gabinete, foram realizadas entrevistas com o diretor da escola e professores de geografia. Para fundamentar nossa pesquisa foram realizadas observações em sala de aula no primeiro semestre de 2010. Analisamos também o livro didático do professor de geografia. Através dessa primeira fase do estágio foi possível o desenvolvimento do nosso projeto temático de ensino. Essa atividade nos possibilitou a experiência da sala de aula, o contato com a regência e nos permitiu ainda o contato com a subjetividade do ser professor. Para enriquecer nossa pesquisa fizemos registro fotográfico da escola e dos alunos. Após a coleta e sistematização das informações procedemos a elaboração do relatório de estágio. A experiência do estágio supervisionado foi importante para se aliar as teorias adquiridas ao longo da graduação à prática docente. No entanto, ela sozinha não garante a qualidade dos profissionais da educação. É necessário cursos de aperfeiçoamento e formação continuada durante toda a carreira docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Regina Celly Nogueira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleEstágio supervisionado em geografia: formação inicial e prática docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Gosson Diniz.pdfPaula Gosson Diniz2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.