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dc.contributor.authorSilva, Paula Manuela da-
dc.date.accessioned2016-11-10T17:24:34Z-
dc.date.available2016-11-10T17:24:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11729-
dc.descriptionSILVA, P. M. da. Avaliação escolar: sua mediação no processo da aprendizagem. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractHistoricamente, os estudos sobre as avaliações da aprendizagem vêm buscando compreender seu uso, modalidades e concepções. Recentemente as pesquisas se intensificaram em função das suas ressignificações e do seu uso e abrangência. Por este motivo, estudiosos de diferentes áreas de ensino investigam, questionam e analisam os critérios e métodos avaliativos. A avaliação que acontece na escola precisa suceder de forma que contribua numa aprendizagem significativa para o educando, entretanto, são muitos os professores que detêm pouco conhecimento de como decorre essa avaliação. Neste sentido, este estudo objetiva investigar a avaliação escolar e sua colaboração no processo de aprendizagem. Inicialmente recorremos como fundamentação teórica aos escritos de Luckesi (2009; 2011), nos quais estes apresentam concepções e critérios sobre a avaliação da aprendizagem. Em seguida buscamos embasamento teórico em Hoffmann (2007; 2009; 2010), que ressalva a avaliação como um processo que se propõe à observação e reflexão, visando melhorar a aprendizagem do educando. O terceiro momento foi dedicado para análise e discussão da pesquisa de campo realizada com os docentes do 3° ao 5° ano do ensino fundamental I. Para realização deste estudo, utilizamos como procedimentos metodológicos as pesquisas: bibliográfica e de campo. E como instrumento para coleta de dados o questionário. Segundo Lakatos (2003) para a realização de pesquisa de campo é preciso se apropriar de fundamentos teóricos do tema abordado, sendo assim, ambas auxiliaram no embasamento da pesquisa. Os resultados desse estudo demonstram que a avaliação não deve ser vista apenas como um recurso para obtenção de notas, mas como um ato de investigação da aprendizagem. É possível afirmar que os docentes da instituição pesquisada não utilizam novos métodos avaliativos, pois os mesmos detêm pouco conhecimento sobre o tema. A partir dos questionários percebemos que os docentes veem a prática inovadora de ensino como a mais eficaz para o processo de ensino e aprendizagem, entretanto, acabam dando relevância aos métodos tradicionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleAvaliação escolar: sua mediação no processo da aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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