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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Augusto Sérgio Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-10T18:49:39Z | - |
dc.date.available | 2016-11-10T18:49:39Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11733 | - |
dc.description | OLIVEIRA, A. S. B. de. O papel social da organização das aulas de geografia: um estudo de caso na E. E. E. F. M. Prof. José Soares de Carvalho - Guarabira - PB. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende analisar de forma fundamentada o papel social da organização das aulas de Geografia na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Profº José Soares de Carvalho – Guarabira – PB. O texto construído é parte do resultado das pesquisas realizadas como bolsista do PIBID UEPB - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - entre os anos de 2012 e 2013. Aqui é importante discutir a dimensão do conteúdo das aulas de Geografia para uma escola, além do sentido de disciplina, existente na atualidade. A ciência geográfica também está fundamentada na base social e na formação pessoal de todos que fazem parte do espaço vivido, isso acontece devido a compreensão do espaço e do lugar que todos fazem parte, neste caso, a própria escola. Apesar de uma carga horária reduzida – a maioria das aulas com 45 minutos de duração. Ainda assim possuem um papel provocativo do pensar dos alunos e este processo, ligado ao pensamento crítico, na tentativa de construir alunos atuantes. Como uma ciência humana, o papel social designado a Geografia é de fundamental importância para a formação crítica dos alunos e para os elementos e fatores que fazem parte deste processo. O professor deve perceber as reações presentes dentro da sala de aula, como a participação, o envolvimento dos alunos com as atividades e a compreensão do conteúdo no decorrer da relação ensino aprendizagem e de que forma – positiva ou negativa - estas reações estão se aflorando na visão de seus alunos e com esses resultados (re)elaborar e adotar um processo contínuo de autoavaliação de sua metodologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lúcia de F. B. Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | O papel social da organização das aulas de geografia: um estudo de caso na E. E. E. F. M. Prof. José Soares de Carvalho - Guarabira - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Augusto Sérgio Bezerra de Oliveira.pdf | Augusto Sérgio Bezerra de Oliveira | 2.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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