Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1174
Título: A educação ambiental: uma forma de unificação Escola x Cidadania
Autor(es): Silva, Rosangela Alves da
Palavras-chave: Educação ambiental
Escola
Cidadania
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: O presente estudo apresenta uma pesquisa desenvolvida com os professores e alunos da 6º ano do ensino fundamental da escola estadual de ensino fundamental e médio Rodrigues de Carvalho, localizada no município de Araçagi, seu objetivo foi analisar as estratégias utilizadas no estudo da Educação Ambiental. Para o levantamento de dados foi utilizado uso da literatura existente e aplicação de questionários. A escolha da Escola Rodrigues de Carvalho como fonte pesquisa, se deu entre as escolas situadas na área urbana do município onde foram estabelecidos dois critérios para desenvolver a pesquisa: critério básico: (1) o já conhecimento da realidade da mesma com relação aos parâmetros pré-estabelecidos: (2) a questão de conveniência, por ser um ambiente o qual já tenho conhecimento. Analise dos dados indicou a necessidade de que seja incentivado na escola, propondo reflexões que levam o professor a compreender as questões ambientais para alem de suas dimensões biológicas, químicas e físicas, bem como questões sócio - política, dentre outros, onde os professores e alunos comportam-se em relação a seus direitos e deveres e exercem sua cidadania, assim como, a garantia de um planejamento pedagógico direcionado a um contexto favorável à aprendizagem dos conteúdos de Educação Ambiental, a partir de situações capazes de potencializar o exercício da cidadania em relação ao meio ambiente, além de fazer com que a temática ambiental se torne objeto de reflexão e estudo. Pudemos perceber que o trabalho é fundamental para formação de indivíduos mais aptos a sua cidadania.
Descrição: SILVA, R. A. da. A educação ambiental: uma forma de unificação Escola x Cidadania. 2010. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1174
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosangela Alves da Silva.pdfRosangela Alves da Silva479.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.