Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11753
Título: Mafalda e o capitalismo na américa latina na década de 1960
Autor(es): Pereira, Maria do Socorro
Palavras-chave: Capitalismo
Mafalda
Tirinhas
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar as críticas em relação ao capitalismo na sociedade latino-americana na década de 1960 através das tirinhas de Mafalda. A personagem foi criada pelo desenhista argentino Quino e foi publicada semanalmente nas páginas de alguns jornais por quase uma década. As tirinhas selecionadas para nossa análise apresentam alguns aspectos do capitalismo como o consumismo e o imperialismo de forma crítica e humorística, relacionando-os aos problemas presentes na sociedade latino-americana desse período. Os quadrinhos mesclam linguagem verbal e não verbal com a finalidade de transmitir ideias e dialogar com o seu contexto de produção. Assim, entendemos que esse tipo de gênero textual pode se constituir uma fonte importante para a compreensão de um determinado período histórico. Nesse sentido, partindo da perspectiva da Nova História Cultural analisamos as tirinhas de Mafalda sob a ótica de que estas são representações do seu contexto histórico de produção.
Descrição: PEREIRA, M. do S. Mafalda e o capitalismo na América Latina na década de 1960. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11753
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Pereira.pdf3.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.