Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1179
Título: A religião e a produção do espaço: um olhar sobre os aspectos culturais da festa de Nossa Senhora da Luz – Guarabira - PB
Autor(es): Costa, Maricélia de Oliveira
Palavras-chave: Manifestações culturais
Religião
Espaço
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: O presente artigo discorre sobre a produção do espaço a partir dos fenômenos ligados a religiosidade, tendo como objeto de estudo a Festa de Nossa Senhora da Luz na cidade de Guarabira-PB. Inicialmente discute-se as noções referentes a Geografia Cultural, consequentemente sobre as manifestações culturais e como elas se inserem no espaço e na religião. Em seguida, aborda-se os espaços das festas religiosas e a discussão que envolve as esferas dos elementos sagrados e profanos. Por fim apresenta-se o histórico do surgimento da festa de Nossa Senhora da Luz, as mudanças ocorridas ao longo dos anos e as permanências culturais até os dias atuais. Como contribuição teórica buscou-se apoio em Correa (1995), Claval (1999), Coelho (1955), Rosendahl (1996), Melo (1999), Almeida Filho (2004), entre outros que abordam a temática em questão.
Descrição: COSTA, M. de. O. A religião e a produção do espaço: um olhar sobre os aspectos culturais da festa de Nossa Senhora da Luz – Guarabira - PB. 2010. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1179
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maricélia de Oliveira Costa.pdfMaricélia de Oliveira Costa1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.