Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11796
Título: Síndrome de Burnout em professores universitários
Autor(es): Marinho, Lílian Michelly Carvalho
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Professor universitário
Saúde ocupacional
Psicologia do trabalho
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: Burnout é uma síndrome psicológica que se desenvolve como uma reação à tensão emocional crônica no trabalho e se caracteriza por sentimentos de Exaustão Emocional, objetivou avaliar os níveis de Burnout e sua correlação com as características Despersonalização e reduzida Realização Profissional. Este estudo sociodemográficas em professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Participaram da pesquisa 104 professores. Os instrumentos utilizados foram o Maslach Burnout Inventory e uma Ficha Sociodemográfica. Os resultados indicam que 24% da amostra apresentou elevada Exaustão Emocional, 2,9% alta Despersonalização e 7,7% reduzida Realização Profissional. A dimensão Exaustão Emocional se destacou como o principal fator desencadeante de Burnout na amostra, correlacionando-se diretamente com salário. Esse resultado preocupa quando se leva em conta que os altos salários na universidade são conquistados pela progressão docente, e esta requer produtividade elevada. Assim, ganhar mais implica estar engajado na cultura de produtividade universitária, assumindo cargas de trabalho cada vez maiores que levam ao esgotamento emocional. Os resultados podem subsidiar planos de ação voltados à melhoria da saúde dos docente psiquicamente esgotados, bem como para identificar os principais estressores laborais responsáveis por tal esgotamento.
Descrição: MARINHO, L. M. C. Síndrome de Burnout em professores universitários. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11796
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lílian Michelly Carvalho Marinho.pdfPDF - Lílian Michelly Carvalho Marinho519.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.