Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11801
Título: Efeito agudo do exercício resistido sobre o Diabetes mellitus tipo II em idoso diabético
Autor(es): Véras, Mairla Lisley Vieira
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Exercício resistido
Atividade física
Idoso
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: A idade é um dos fatores que favorecem a diminuição da força e massa muscular, ocasionando a diminuição do metabolismo energético, consequentemente o surgimento de algumas doenças, entre elas o diabetes mellitus tipo II. O objetivo desse estudo foi verificar o efeito agudo do exercício resistido sobre a glicemia em idoso portador de diabetes mellitus tipo II, observando o comportamento da glicose sanguínea pré e pós- exercício e observar a reação da força e resistência muscular. Foi feito uma pesquisa de estudo de caso, com abordagem quantitativa para observação do comportamento da glicose sanguínea pré e pós- exercício a cada 15 dias, durante 8 semanas. A amostra foi constituída por um idoso, do sexo masculino, com 82 anos de idade, sedentário, portador de diabetes mellitus tipo II, além de hipertensão e escoliose em S. Para a coleta dos níveis de glicose no sangue foram utilizados fitas, agulhas e o medidor de glicemia da marca Accu Check. A verificação era feita em intervalos de duas semanas, 5 minutos antes e depois da sessão de treino resistido. Houve uma redução média de 25,75 da glicemia pós- exercício em relação à pré- exercício, com o Desvio Padrão (DP±) = 10. Os valores da glicemia tiveram uma redução cada sessão avaliada, se comparado à glicemia pré e pós-exercício, sendo que, na primeira semana teve uma diminuição de 13,6% e na oitava houve uma diminuição de 26,49%. Diante dos resultados, observou-se que o exercício resistido produziu um efeito agudo na redução da glicemia pós- exercício, sendo esse fato importante para o diabético, uma vez que os músculos estarão captando e utilizando a glicose de maneira mais eficiente.
Descrição: VÉRAS, M. L. V. Efeito agudo do exercício resistido sobre o Diabetes mellitus tipo II em idoso diabético. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11801
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mairla Lisley Vieira Véras.pdfPDF - Mairla Lisley Vieira Véras956.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.