Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11807
Título: Educação Física no Ensino Fundamental II: O que ensinar?
Autor(es): Melo, Ricardo Luiz Gervásio
Palavras-chave: Educação Física
Educação Física Escolar
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: Durante algum tempo algumas pessoas achavam que a Educação Física não deveria fazer parte do currículo escolar, por esta servir exclusivamente ao lazer e não há apreensão de conhecimentos, comuns nas outras disciplinas. Com o decorrer do tempo essa visão foi modificando, e atualmente a Educação Física é vista como uma disciplina indispensável no nosso currículo escolar, especialmente no ensino médio, onde muitos especialistas a veem como um facilitador para apreensão de outros conteúdos, já que se trata de uma disciplina que mexe com o lado pedagógico, cultural, biofísico e psicossocial dos jovens e adolescentes. Para entender melhor sobre alguns temas pertinentes ao conteúdo da disciplina e identificar o modelo de ensino ideal a ser adotado pelos professores em sala de aula, optou-se pela realização desse estudo intitulado “Educação Física no ensino fundamental II: o que ensinar?”, que teve como objetivo geral Identificar os conteúdos ministrados nas aulas de Educação Física na segunda fase do Ensino Fundamental da rede privada de ensino de Campina Grande - PB, e especificamente fazer um breve histórico do surgimento da Educação Física; abordar a importância da formação acadêmica dos professores de Educação Física; analisar a utilização, pelos professores, dos conteúdos dos PCN’s em sua prática diária; determinar a prevalência dos conteúdos predominantes nesta fase de ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem transversal, que contou com uma pesquisa bibliográfica realizada através de artigos eletrônicos e documentos publicados graficamente. Em sua introdução o estudo traz uma abordagem acerca do papel da escola e dos professores na educação dos jovens. O primeiro capítulo traz uma abordagem acerca do surgimento da Educação com um breve histórico de seu desenvolvimento no continente europeu e no Brasil. Os capítulos seguintes referem-se, respectivamente, à uma análise sobre dos parâmetros curriculares nacionais – PCNs e a formação acadêmica dos professores de Educação Física, que culminou com uma demonstração e análise do perfil sócio- formador dos professores de Educação Física nas escolas das redes pública e privada de Campina Grande – PB, que ao final mostrou que apesar de sua importância para o contexto da educação nacional, a maioria dos professores de Educação Física não segue os PCNs, nem toma como base outra modelo pedagógico, ensejando que ainda se baseiam numa pedagogia seletiva que privilegia o individualismo em detrimento da universalidade, transversalidade e heterogeneidade proposta tanto na LDB como nos PCNs.
Descrição: MELO, R. L. G. Educação Física no Ensino Fundamental II: O que ensinar? 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11807
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Luiz Gervásio Melo.pdfPDF - Ricardo Luiz Gervásio Melo494.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.