Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11823
Título: A questão étnico-racial afro-brasileira no livro didático de história
Autor(es): França, Suênia Maria Batista de
Palavras-chave: Livro didático
Etnia racial - Afro-brasileiro
Ensino fundamental
Data do documento: 26-Set-2016
Resumo: Entendendo que o Livro Didático deve ser visto como um mediador no processo de ensino e aprendizagem, e que o professor precisa conhecê-lo a fim de buscar subsídios que possam ampliar os conhecimentos dos alunos, levando-os a refletir sobre temáticas importantes que precisam de um olhar diferenciado. O presente artigo intitulado “As Questões ÉtnicoRaciais Afro-Brasileira no Livro Didático de História”, tem por objetivo problematizar, como a vinda e a permanência dos negros africanos no Brasil é apresentada nos Livros Didáticos de História do 4º ano do Ensino Fundamental I, para tanto, analisou-se três livros levando em consideração seus conteúdos, textos, imagens e atividades. Como metodologia de estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental com caráter qualitativo e descritivo, e para que o material observado fosse analisado, buscou-se subsídio teórico em autores como Aladrén (2010), Albuquerque e Fraga Filho (2006), Bittencourt (2004) e Bauer (2013), dentre outros e em documentos que regem a Educação Básica em nosso país como os Parâmetros Curriculares Nacionais que apresentam os Temas Transversais (1997), as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), dentre outros. No decorrer do estudo vê-se a necessidade de o professor ir além do Livro Didático, buscando outras fontes de pesquisa, a fim de que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo para o aluno, pois se observa que os conteúdos abordados não contemplam aspectos importantes sobre o tráfico de negros africanos, o trabalho escravo, as lutas e resistências e a abolição e pós-abolição da escravidão, acorrido ao longo de três séculos Observa-se ainda que os Livros Didáticos analisados não abordam o continente africano de maneira que a cultura africana e afro-brasileira seja valorizada. Desse modo conclui-se que, para que o aluno tenha uma visão crítica e reflexiva sobre o assunto, o mesmo deve ser abordado com mais propriedade, ao ponto de formar cidadãos críticos e conscientes.
Descrição: FRANÇA, S. M. B de. A questão étnico-racial afro-brasileira no livro didático de história. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11823
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - SUÊNIA MARIA BATISTA.pdf7.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.