Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Poliana Mariano de-
dc.date.accessioned2016-11-21T11:45:23Z-
dc.date.available2016-11-21T11:45:23Z-
dc.date.issued2016-04-16-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11826-
dc.descriptionARAÚJO, P. M de. Categorias de análise e atividades lúdicas no ensino de geografia. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO ensino descontextualizado ainda “persiste” em caracterizar as aulas de Geografia, dificultando o interesse dos alunos nos conteúdos a serem ensinados, pode-se mudar o cenário através das metodologias utilizadas em sala de aula: o lúdico é uma das alternativas. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida na turma do 3º ano “E” do Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortêncio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/CAPEs/UEPB- subprojeto de Geografia. O seu principal objetivo consistiu em mostrar possibilidades de trabalhar na abordagem do tema “o que minha percepção alcança”, através das categorias geográficas lugar e paisagem, que estão diretamente ligadas à vivência do aluno, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar. Com método fenomenológico, fazendo a utilização de metodologias inovadoras que incentivam a criatividade do alunado através do lúdico: registros fotográficos para a confecção de um relato seja ele em forma de paródia, verso, etc. Assim, tendo um mural como prova dos resultados obtidos de que se pode fazer uso dos recursos (câmeras fotográficas, celulares) já disponíveis pelos próprios alunos, atribuindo aos recursos didáticos que podem e devem ser explorados pelos professores, contribuindo para que as aulas sejam mais interativas e que as atividades propostas não tornem um fardo para o dia-a-dia dos discentes. Educadores têm de se adaptar às novas gerações, cujos indivíduos já nasceram familiarizados, onde tudo é iterativo e prático.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Josandra Araújo Barreto de Melo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectCategorias de análisept_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleCategorias de análise e atividades lúdicas no ensino de geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - POLIANA MARIANO DE ARAUJO.pdf11.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.